Deputado Federal Jorge Boeira - Santa Catarina


Notícias

Voltar

Boeira cobra explicações sobre Medicina em Araranguá e Curitibanos

Data: 21/05/2015

O deputado federal Jorge Boeira (PP-SC) fez requerimento solicitando ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, explicações detalhadas sobre a negativa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em abrir o anunciado curso de graduação em Medicina nos Campus de Araranguá e Curitibanos. Principal defensor da interiorização da UFSC e da abertura dos cursos, Boeira ressalta no documento a questão regional que o anúncio acarretou. “Existe uma mobilização popular muito grande pelo início de tal curso em ambas as cidades, fruto da ação conjunta entre as diversas autoridades que não medem esforços no sentido de realizar tal sonho”, explica.

Segundo Boeira, a criação de 60 vagas para professores e 30 para técnicos-administrativos foi pactuada junto ao ministério em setembro de 2014 e, até o momento, os devidos concursos públicos não foram realizados. Por isso, o parlamentar questiona o ministro sobre os motivos que levaram a não realização do concurso até o momento, também questionando sobre a existência de repasse do ministério à universidade para criação desses cursos.

Recentemente, a Reitoria da UFSC informou que “fatores externos” impediriam a efetivação do curso em 2016, sem previsão de nova data. O parlamentar, então, questiona se há concretamente previsão para que haja a graduação em Medicina em Araranguá e Curitibanos. Ao fim do requerimento, Boeira pede que seja enviada cópia, se existir, de convênio entre ministério e UFSC para efetivação das faculdades de Medicina nos dois municípios.

As respostas serão base para encaminhamentos posteriores. “Entendemos ser fundamental conhecermos em profundidade os motivos que levaram à revisão da previsão de implantação do curso de Medicina naquelas cidades”, salienta Boeira. “Não apenas para darmos respostas à comunidade, mas, sobretudo, para contribuir, enquanto autoridade que somos, para a efetivação do curso de Medicina em Araranguá e Curitibanos”, conclui o parlamentar.

Receba informações da campanha

Jorge Boeira no Twitter


© 2011 - Todos os direitos reservados.

Virtualiza Comunicação

Siga o deputado nas redes sociais: