Deputado Federal Jorge Boeira - Santa Catarina


Notícias

Voltar

Caminhão de peixe vivo abrirá novos mercados para piscicultores do Sul de SC

Data: 10/11/2013

 

Associações de piscicultores de oito municípios do Sul de Santa Catarina receberam do deputado federal Jorge Boeira um caminhão para transporte de peixe vivo. A entrega aconteceu no Pesque-pague Beira Rio, em São Ludgero, nesta sexta-feira, 08.

O veículo tem capacidade para transporte de 3,5 mil quilos de pescado, acomodados em tanques de fibra de vidro, com oxigênio e temperatura controlada. O custo foi de R$300 mil e os recursos para aquisição são provenientes de emenda de Boeira. “Eu sei da importância da agricultura familiar - e isso inclui a piscicultura - para a sustentabilidade alimentar do país. E não é mais do que a minha obrigação indicar recursos para esse setor, pois esse dinheiro não é meu, nem do governo, é dinheiro de impostos que pagamos todos os dias e meu trabalho é fazer voltar em forma de benefícios para quem precisa”, explicou o deputado.

Conforme o prefeito de São Ludgero, Volnei Weber, o caminhão será cedido para Associação de Piscicultores do município, mas irá atender também aos produtores de Orleans, São Martinho, Grão Pará, Armazém, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Braço do Norte. “Um município sozinho não tem produção suficiente para viabilizar o uso desse veículo, ele foi adquirido e servirá para atender a essas oito cidades” garantiu. O prefeito de Orleans, Marco Antônio Cascaes, comemorou a aquisição. “Vai abrir um novo mercado para a piscicultura da região e incrementar esse setor da economia”.

Conforme o presidente da Associação de Piscicultores de Orleans, Jorge Cachoeira, os frigoríficos preferem cada vez mais comprar os peixes vivos e fazer eles mesmos o abate. Hoje a maior parte dos peixes produzidos na região sai para entrega já abatida e acomodada em caixas de gelo. “Com este novo caminhão aumentará a fatia de peixes vendidos vivos. Agora vamos buscar novos clientes, porque podemos oferecer nosso produto da forma como o mercado está pedindo há algum tempo.” Cachoeira também explicou que com esse caminhão não será mais preciso se preocupar com o excesso de calor durante as viagens, pois há controle da temperatura nos tanques.

No final de seu discurso na cerimônia Boeira se comprometeu em continuar ajudando. “Só vale a pena estar na vida pública se for para melhorar a vida das pessoas. Continuem se aprimorando, buscando novas tecnologias para a produção, que eu continuarei sendo parceiro de vocês”.

Segundo dados do Ministério da Pesca, os piscicultores desses oito municípios produziram quatro mil toneladas de peixes de água doce na última safra. A maior parte da produção é de tilápias, mas existem outras espécies, como carpas, sendo criadas. A produção é vendida dentro e fora do Estado.

 

Fotos desta notícia

Receba informações da campanha

Jorge Boeira no Twitter


© 2011 - Todos os direitos reservados.

Virtualiza Comunicação

Siga o deputado nas redes sociais: